quarta-feira, 27 de abril de 2011

Olá amigos, este texto que postei trata do papel do professor e faz parte de um dos capítulos do meu TCC, espero que gostem!!!

        O educador, ciente da importância da brincadeira para a aquisição do aprendizado em crianças ainda na educação infantil, deve elaborar atividades lúdicas em suas propostas de trabalho.
         O educador que acredita facilitar o aprendizado de seus alunos por meio da brincadeira deve planejar cuidadosamente cada atividade, direcionando-a com foco no objetivo que deseja atingir. O papel do educador na realização de uma brincadeira é essencial; ele deve participar ativamente, orientando e direcionando a brincadeira de acordo as necessidades do grupo.
“Os professores também são criadores e consultores, organizando um mundo no qual as crianças podem aprender por meio da brincadeira e modificando a brincadeira para aumentar seu valor educativo” .(Spodek, Saracho, 1998, p.226)
        Incorporar atividades lúdicas no seu dia-a-dia em sala de aula, não é fácil, pois, em primeiro lugar, o educador deve acreditar na importância da brincadeira como instrumento essencial para a aquisição de conhecimento, no desenvolvimento da sociabilidade e na construção da identidade e autonomia das crianças.
        Em alguns momentos, as crianças podem encontrar barreiras na aprendizagem e se o professor utilizar a brincadeira nesse processo, as crianças conseguem vencê-las, desse modo, é essencial que a brincadeira tenha seu caráter lúdico, mas bem direcionada pedagogicamente para propiciar um aprendizado que ajude nas dificuldades das crianças.  
        É por meio das brincadeiras, que na maioria das vezes, as crianças se expressam, e é nesse momento que o educador deve observar seus educandos, pois é a partir dessa observação que será possível conhecê-los um pouco mais.
        Para que realmente ocorra o aprendizado por meio da brincadeira, é essencial que o educador providencie um ambiente adequado para seu desenvolvimento, determinando espaço e tempo.
         Cabe ao educador ainda, selecionar materiais adequados, estando atento à idade e às necessidades de seus educandos. O material deve despertar interesse nas crianças e o mais importante, favorecer sua criatividade.
        Como educador outro fator importante, é o de respeitar os interesses e as preferências das crianças e de maneira alguma forçá-las a participar de determinada atividade.
        A criatividade infantil não tem limites; quanto maior a fantasia, melhor fica a brincadeira. Como educador, é de suma importância, que estimule o pensamento lúdico de seus educandos, pois dessa forma pode explorar as emoções e melhorar a autoestima dos mesmos.
        É fundamental que o educador valorize e incentive a participação dos educandos em atividades lúdicas. Outra maneira de estimular a participação dos educandos é o próprio educador participar das brincadeiras, ou ainda contar para eles como brincava quando era criança, ou seja, servindo de modelo para que dessa forma a aprendizagem seja mais significativa.     Brincando, a criança desenvolve muitas habilidades como raciocínio lógico e a capacidade de trabalhar em equipe; dessa forma, ao participar desses momentos, o educador estará estimulando o aprendizado.                               
                 

Um comentário:

  1. Olá Professora tudo bom????
    Muito importante é, além de brincar, desenvolver todas as brincadeiras possíveis e impossíveis na construção do conhecimento, e através disso, resgataremos muitas bricadeiras até então esquecidas...
    Parabéns por mais esta vitória!
    Continue trilhando este caminho, é imprescindível que haja pessoas engajadas, para que realmente aconteça a mudança, no atual modelo de educação que hoje nos assiste!!!
    Um abraço!!!
    Caius Vinícius-estudbrinc@blogspot.com

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