terça-feira, 26 de outubro de 2010

As brincadeiras infantis



     Se as brincadeiras infantis contribuem para o processo de ensino e aprendizagem das crianças, então porque não introduzí-las no cotidiano escolar.
     O resgate de algumas brincadeiras, como a amarelinha, pular corda, elefante colorido, barra-manteiga, queimada, taco ou bets, bolinha de gude,entre outras, além de proporcionar satisfação entre as crianças, ao brincarem sem que percebam também estão adquirindo algum aprendizado.
     Baseando-se na proposta do Grupo Mathema, em elaborar atividades de matemática que contenham as brincadeiras, além de propiciar a socilização do grupo, o aprendizado se torna muito mais significativo.
     Para que a brincadeira realmente tenha um significado positivo, após seu desenvolvimento , fazer uma roda da conversa questionando as crianças sobre a vivência.
     Portanto, a brincadeira de pular corda, por exemplo, que pode ser desenvolvida de diversas maneiras, após sua realização, será seguida de registro, que será o meio pelo qual se verificará sua significação.       

Um comentário:

  1. Boa noite!!!
    As brincadeiras são algumas das "artimanhas" dos educadores para implementar a educação, e só para complementar seu blog esta muito legal!!!

    Um abraço!!

    ResponderExcluir